Alguns estudos mostraram que a redução do colesterol também pode reduzir o risco de doença cardíaca.

Acredita-se que o óleo de linhaça ajude na inflamação resultante da gota, que muitas vezes se apresenta com dor ou inchaço repentino e severo nas articulações. Ao reduzir o desconforto desses sintomas, o indivíduo pode encontrar alívio com o início repentino da gota. Como o óleo de linhaça é um produto de fibra, é frequentemente associado ao alívio da constipação e pode até aliviar uma dor de estômago.

Com seus muitos benefícios, acredita-se que o óleo de linhaça promova muitas melhorias cosméticas também. Além do tratamento da acne, eczema e queimaduras solares, também se acredita que o óleo de linhaça promova unhas e cabelos saudáveis. Pensa-se também que as lignanas encontradas no óleo de linhaça protejam contra vários efeitos do envelhecimento e uma variedade de outras doenças. Acredita-se também que o óleo de linhaça ajude a amaciar a pele seca quando aplicado externamente na área afetada, mas também pode ser benéfico para a pele dolorida ou ferida.

Embora se acredite que as sementes de linho sejam seguras em geral, existem riscos potenciais que os consumidores devem considerar. Como é o caso de muitos ingredientes e produtos de tratamento, houve reações alérgicas graves relatadas por usuários de sementes de linho. Além disso, indivíduos que já estão tomando qualquer tipo de medicamento devem consultar um médico antes de usar sementes de linhaça ou óleo de linhaça, o que pode interferir nos efeitos de outros medicamentos. Há certos indivíduos que devem considerar evitar a linhaça e o óleo de linhaça, inclusive mulheres grávidas ou amamentando. Além disso, as sementes de linho podem ser perigosas para qualquer pessoa com histórico de certos tipos de câncer ou diabetes e outras doenças específicas.https://www.allcross.com.br/amil-brasilia/