Ao analisar o uso de drogas, abuso de drogas, dependência de drogas e dependência de drogas, verifica-se que existem muitas opiniões divergentes sobre esses termos e como eles identificam os comportamentos de uso de drogas do público. O Dr. Alan Leshner, diretor do Instituto Nacional de Abuso de Drogas do governo dos EUA, declara: "Existe uma desconexão única entre fatos científicos e a percepção do público sobre o vício em drogas".
De uma palestra em março de 1998 no National Institutes of Health, o Dr. Leshner explicou como a função cerebral é modificada pelo uso de drogas e como essa mudança persiste depois que um indivíduo para de tomar drogas. O vício também deve ser reconhecido como resultado de muitos fatores biocomportamentais. https://www.allcross.com.br/clinipam-joinville/
Leshner disse que um usuário não tem controle sobre a mudança quando o uso voluntário de drogas se torna um vício compulsivo. Ele compara a mudança a um toque de um botão, embora a mudança possa ser resultado de processos do oponente, onde as mudanças foram acumuladas ao longo do tempo. Independentemente disso, o Dr. Leshner acredita que é importante que as pessoas entendam que uma vez viciada, uma pessoa está literalmente em um estado cerebral diferente.